quinta-feira, 17 de maio de 2007

Saiba mais sobre 60ª edição do festival de Cannes

Começou nesta quarta-feira o Festival de Cinema de Cannes que completa 60 anos de existência, com uma mistura de filmes de arte e presença de astros e estrelas, como convém à maior vitrine do cinema mundial.

"My Blueberry Nights" do diretor chinês Wong Kar Wai, abre o festival de hoje. O filme é falado em inglês e traz a cantora Norah Jones em seu primeiro papel como atriz, ao lado de Jude Law.

O filme trata das distâncias sentimentais e físicas, era aguardado ansiosamente em Cannes, onde Wong tenta ganhar a Palma de Ouro pela quarta vez. Ele já havia conquistado Cannes com "In the Mood for Love", recebido o prêmio de melhor diretor com "Happy Together", além de ter causado polêmica com "2046" ("2046: Os Segredos do Amor", de 2004).

Porém o filme decepcionou imprensa, possivelmente por conseqüência de uma aposta
excessiva do público e de intelectuais no filme de Wong. Isso porque
o cineasta vinha sendo considerado um dos melhores dos últimos anos.

"My Blueberry Nights" é um dos 22 filmes da competição oficial, mas centenas de outros, incluindo grandes produções de Hollywood, serão exibidos no festival. Entre elas está um longa-metragem brasileiro da diretora Lina Chamie, que vai abrir a Semana da Crítica nesta quinta-feira.

De acordo com Lina, é uma "história de amor vertiginosa" que tem na cidade de São Paulo um de seus personagens. O ponto de partida é uma briga de casal por telefone. Ele é um "professor de literatura quarentão"; ela, "uma jovem veterinária voluntariosa".

Os organizadores de Cannes escolheram cinco produções americanas para figurar na competição principal, embora duas delas já tenham sido lançadas nos EUA, onde tiveram recepção fria.

Quentin Tarantino leva ao festival "Death Proof", uma das partes de "Grindhouse", fracasso de bilheteria nos EUA. Mas Tarantino é adorado pelo público cativo de Cannes por seu estilo subversivo e não poderia deixar de comparecer ao festival.

E David Fincher foi incluído com "Zodiac", estrelado por Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr., um drama baseado num serial killer verídico.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Curta metragem premiado

O curta metragem Rê Rê Rêê Rê! foi premiado por uma das edições do "Cultura Inglesa Festival". As obras desse ano ainda não "caíram na rede", mas já dá para ter uma noção do que é apresentado no festival.

Acesse o link:

http://www.youtube.com/watch?v=RoZTBBdA5Ok

terça-feira, 15 de maio de 2007

Filme "O Cheiro do Ralo" traz reflexão à cerca da dignidade humana







O Filme "O Cheiro do Ralo" em cartaz nas principais salas de cinema do país vem arrancando suspiros e boas gargalhadas do público. Com Selton Mello como protagonista, no papel de Lourenço, um dono de uma loja que compra objetos usados a trama explora o lado obscuro que reside no interior da psique humana.

Ambientada em São Paulo esta história mostra como Lourenço, dada a natureza de seu negócio, acaba por desenvolver um jogo perverso com seus clientes, que sempre atravessam um momento de dificuldade financeira.

A trama mostra uma galeria diversificada de personagens extravagantes que recorrem a Lourenço, constituindo uma crônica urbana sobre os limites da decência e da moral.

Mostra ainda os limites do respeito humano através de cenas picantes aonde ele (Lourenço) se entretêm com várias de suas funcionárias com o intuito de se aproveitar dessas situações perigosas e delicadas.

Uma das principais personagens está trabalhando em sua loja, ela é sexy e provocante, e consegue deixar Lourenço louco com sua sedução. Ele por sua vez tenta novamente se aproveitar e em troca quer que suas cenas "calientes" sejam divulgadas na internet para lucrar com a situação.

A trama é muito divertida e dá ao público uma sensação do que se tornou o nosso cotidiano, da velocidade em que as coisas se transformam e os surpreendentes caminhos que o destino toma.