quinta-feira, 17 de maio de 2007

Saiba mais sobre 60ª edição do festival de Cannes

Começou nesta quarta-feira o Festival de Cinema de Cannes que completa 60 anos de existência, com uma mistura de filmes de arte e presença de astros e estrelas, como convém à maior vitrine do cinema mundial.

"My Blueberry Nights" do diretor chinês Wong Kar Wai, abre o festival de hoje. O filme é falado em inglês e traz a cantora Norah Jones em seu primeiro papel como atriz, ao lado de Jude Law.

O filme trata das distâncias sentimentais e físicas, era aguardado ansiosamente em Cannes, onde Wong tenta ganhar a Palma de Ouro pela quarta vez. Ele já havia conquistado Cannes com "In the Mood for Love", recebido o prêmio de melhor diretor com "Happy Together", além de ter causado polêmica com "2046" ("2046: Os Segredos do Amor", de 2004).

Porém o filme decepcionou imprensa, possivelmente por conseqüência de uma aposta
excessiva do público e de intelectuais no filme de Wong. Isso porque
o cineasta vinha sendo considerado um dos melhores dos últimos anos.

"My Blueberry Nights" é um dos 22 filmes da competição oficial, mas centenas de outros, incluindo grandes produções de Hollywood, serão exibidos no festival. Entre elas está um longa-metragem brasileiro da diretora Lina Chamie, que vai abrir a Semana da Crítica nesta quinta-feira.

De acordo com Lina, é uma "história de amor vertiginosa" que tem na cidade de São Paulo um de seus personagens. O ponto de partida é uma briga de casal por telefone. Ele é um "professor de literatura quarentão"; ela, "uma jovem veterinária voluntariosa".

Os organizadores de Cannes escolheram cinco produções americanas para figurar na competição principal, embora duas delas já tenham sido lançadas nos EUA, onde tiveram recepção fria.

Quentin Tarantino leva ao festival "Death Proof", uma das partes de "Grindhouse", fracasso de bilheteria nos EUA. Mas Tarantino é adorado pelo público cativo de Cannes por seu estilo subversivo e não poderia deixar de comparecer ao festival.

E David Fincher foi incluído com "Zodiac", estrelado por Jake Gyllenhaal e Robert Downey Jr., um drama baseado num serial killer verídico.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente o "My Blueberry Nights" deixou a desejar em relação aos outros filmes do diretor, fala sério Norah Jones como atriz é bizarra